Fique por dentro das nossas novidades!
A organização de casa não precisa ser complicada para você conseguir aquele espacinho a mais para fazer a sua tão sonhada horta caseira, não é mesmo?
Neste período de isolamento social, se dedicar a uma pequena horta, além de ser relaxante, é uma ótima maneira de passar um tempo a mais ao lado da família.
Pensando em te ajudar nesse momento, separamos algumas dicas incríveis de organização de casa para que você possa conseguir um espaço extra com facilidade.
E, dessa forma, curtir um momento com a família, plantando e cuidando da sua horta caseira. Confira!
Seja para não ocorrer bagunças em casa ou mesmo para montar uma horta caseira, a organização da casa não precisa ser demorada ou muito complexa para você ganhar espaço extra.
Muitas pessoas têm aproveitado o período do isolamento social, que estão mais tempo em seus lares, para dar um novo visual à residência, mudando cômodos de lugar, pintando a parede, fazendo pequenas reformas etc. Mas a principal pergunta é: como fazer para ter espaço para a horta caseira?
Mesmo a resposta sendo simples, é necessário observar alguns detalhes, como o tamanho da casa, a quantidade de cômodos e objetos e o tamanho do espaço que você precisa para ter uma horta.
Abaixo, listamos algumas das principais formas de conseguir o tão desejado espaço, que podem ser aplicadas em qualquer um dos cômodos de casa, como:
É sempre importante lembrar que, por mais que a organização de casa seja simples, são necessárias ideias de arrumação, como organizar a rotina doméstica de cada um dos cômodos com antecedência, por exemplo.
Pensando nisso, separamos algumas dicas de organização que você pode aplicar na casa toda. E o melhor de tudo, são soluções simples que podem fazer parte do seu dia a dia para você conseguir o espaço da sua tão sonhada horta caseira. Confira!
A sala é um dos lugares mais importantes da casa, sendo o cartão postal do lar para visitas que passam por ali. Além disso, é também um dos ambientes em que as pessoas mais costumam passar o tempo, seja para ler um livro, ver televisão, ouvir música ou mesmo ter alguns minutinhos de descanso.
Além de utilizar os produtos de limpeza para dar brilho nos móveis e perfumar o ar, não esqueça de deixar tudo organizado dentro das estantes ou racks. Organize DVDs e CDs, arrume os bibelôs, papéis e documentos nas gavetas, porta-retratos e todos os outros objetos. Você pode utilizar caixas organizadoras para te auxiliar nesse processo.
O sofá também merece uma atenção especial: deixe as almofadas organizadas, ajuste a capa ou manta caso possua. Outra dica é optar por colocar um porta-controles para guardar os controles remotos próximos ao encosto ou braço do sofá. Além de estilo, você sempre saberá onde eles estarão.
Você pode usar e abusar de decorações verticais e objetos suspensos, ganhando mais espaços com prateleiras e nichos, além de quadros e plantas. Por fim, você ainda pode acessar o pinterest para ter excelentes insights de organização e decoração para sua sala!
O primeiro ponto para manter sua cozinha organizada é arrumando dentro dos armários! Comece retirando todos os itens que não utiliza mais e estão ocupando espaço, mas antes de jogá-los fora pense em maneiras sustentáveis para reaproveitá-los. Depois, passe para frente todos os utensílios que você mais utiliza no dia a dia. Como resultado, você vai evitar gastar tempo procurando e desarrumando o seu armário.
Você pode repensar em algumas formas que utiliza suas gavetas: as mais baixas são ideias para colocar panos de copa, toalhas de mesa e jogos americanos. Já as gavetas mais altas são ideias para guardar talheres e acessórios de cozinha.
Outra dica incrível são cestos de madeira ou plástico, ideais para itens menores, ou mesmo como decoração, dando mais charme ambiente.
E assim como nos outros cômodos, você pode apostar em prateleiras e itens suspensos para guardar temperos e acessórios que utiliza com mais frequência, como a colheres de pau e fouets.
Mesmo pequena, a garagem pode armazenar muitos itens e, por isso, é um local propício para bagunças. É muito comum encontrar esse ambiente com móveis e objetos antigos, caixas de ferramentas e produtos de limpeza.
Para começar a organizar sua garagem, separe todas as coisas que não deseja mais para doação ou para jogar no lixo. Ou ainda, se for um item importante, mas não mais espaço na sua casa para ele, você pode guardá-lo em um self storage.
Em conclusão, as caixas organizadoras e prateleiras também serão suas aliadas na arrumação, liberando mais espaço no chão.
De todos os cômodos citados, o quarto sempre é um dos que mais dão trabalho para ficar arrumado, não é mesmo? Seja o seu quarto ou o das crianças, é necessário dedicar um tempinho diário para arrumar a roupa de cama, os brinquedos, organizar o cesto de roupas sujas etc.
Mas quando falamos de uma arrumação mais aprofundada, em que é necessário organizar o guarda-roupas, é preciso pensar em alguns passos como:
Nichos também podem ajudar, sendo ideais para colocar livros, molduras de fotos, pelúcias, brinquedos e demais itens. Outra dica é colocar um baú para guardar itens que ficam espalhados no cômodo, ou mesmo cobertas e cobertores para ganhar mais espaço dentro do seu guarda-roupa.
E organização de casa também deve se estender àquele famoso quartinho da bagunça. Com um pouco de arrumação, você conseguirá transformá-lo em um closet, em um home office ou mesmo no local para fazer sua horta caseira!
Depois da casa arrumada e, certamente, com mais espaço, chegou a hora de escolher onde a sua horta caseira vai ficar. Mas, para que a sua mini plantação cresça saudável, é necessário se atentar a alguns pontos que esse ambiente necessita, como:
Não esqueça de separar também um espacinho para armazenar seus objetos de cuidar da horta, como a terra vegetal, vasos, tesoura e colher de jardinagem e sementes, por exemplo.
A sua horta caseira vai além de um passa tempo: cultivar é uma forma de se entreter e incentivar o consumo de alimentos saudáveis dentro de casa. E entre as espécies mais comuns de se cultivar em casa, e que podem ser consumidas, estão:
A grande vantagem é que parte dessas hortaliças não precisam estar no solo ou de grandes vasos. Isso permite, inclusive, que você possa fazer a plantação em pequenos vasinhos, ou mesmo reaproveitando garrafas pet, por exemplo, ou mesmo.
Você deve estar atento às necessidades específicas das folhagens que você decidir plantar. Busque saber como evitar a aproximação de insetos, a periodicidade de água que ela deverá receber, a quantidade, o tempo de luz do sol e se é necessário replantá-la em um vaso maior, conforme for crescendo.
Além da horta caseira, com hortaliças que podem ser consumidas, também é possível fazer um pequeno canteiro com plantas e flores. E o melhor de tudo, elas podem ser utilizadas para decoração de casa. Lembre-se também de pesquisar informações sobre as plantas, como a necessidade de água e luz do dia.
Você pode contar tanto com pequenos vasos para colocar em cima de mesas, armários, cantos dos cômodos quanto em cima de prateleira e cestas para jardim vertical!
O self storage é um espaço de auto armazenamento em que você guarda seus objetos com segurança. E além de ganhar mais espaço na organização de casa para fazer sua horta caseira, você ainda pode contar com essa solução para proteger seus itens durante uma reforma ou mudança, você não precisa se desfazer de nada!
E as soluções da Moby Self Storage têm diversas vantagens como:
E com a Moby os processos burocráticos são mais fáceis!
Em apenas 15 minutos você já terá acesso ao seu box de auto armazenamento. Entre em contato com os nossos especialistas para fazer sua pré-reserva e tirar dúvidas!